Se você é do tipo que adora “maratonar” nos finais de semana, aqui vão duas dicas de séries no clima do Setembro Roxo, por terem alguma relação com a fibrose cística.

A primeira delas é a Bates Motel, uma série de televisão americana que mistura drama, suspense e terror psicológico, estreou em 2013 e foi um grande sucesso de audiência. Bates Motel teve cinco temporadas, a última delas em 2017, sendo que foi a que recebeu mais críticas positivas. A série conta a história de Norma Bates e de seu filho Norman, em White Pine Bay, uma cidade costeira do Oregon. Eles adquirem um motel e tentam recomeçar a vida por lá.

Na trama, Emma Decody, uma garota de 17 anos, tem fibrose cística. Ela usa oxigênio e está na fila de transplante pulmonar. Emma vive com seu pai, que deixou o emprego como professor, em Manchester (Inglaterra), para cuidar da filha. Eles se mudam para White Pine Bay e ela quase que imediatamente se sente atraída por Norman Bates. Se você gosta de suspense, com uma boa dose de drama e terror, vai querer assistir as cinco temporadas rapidinho.

 

Já para quem gosta de dar boas risadas e não abre mão de uma competição, a sugestão é assistir ao primeiro episódio de RuPaul's Secret CelebrityDrag Race, uma série de televisão americana que mostra a disputa entre celebridades para se transformar nas mais incríveis drag queens. Os famosos são orientados por ex-participantes do reality show de RuPaul, uma famosa drag queen e personalidade da tv americana.

Neste primeiro episódio, o ator Jordan Connor é dirigido por Trixie Mattel e se transforma na drag Babykins La Roux. Nesse modelo de competição, os participantes precisam escolher uma instituição para, caso vençam, receber uma doação de 30 mil dólares. Jordan Connor escolheu a instituição de Fibrose Cística do Canadá, para ajudar nas pesquisas sobre a doença. Seu contato com a doença veio através da namorada, cujo pai tinha FC. Quem ganhou o primeiro episódio da série? É preciso assistir para saber.

 

Nossa outra dica vai para os fãs de séries médicas. Em Grey’s Anatomy, o episódio Not Responsible aborda o tema escolhas e mostra o dilema dos personagens. Entre eles está a decisão a ser tomada por Lexie, Avery e Teddy, que farão o transplante de dois pulmões para um paciente com fibrose cística e descobrem que a namorada dele também tem a doença e isso muda tudo. Pela proximidade, o casal poderia trocar bactérias e provocar sérias infecções pulmonares. Então Teddy dá o ultimato: ou o paciente se separa ou dá adeus aos novos pulmões.

Lexie reflete sobre o assunto e percebe seu dilema na escolha de vida ou morte do paciente. Ela credita que por mais que duas pessoas se gostem, às vezes não é para ser... Alguma dúvida de que vale a pena assistir ao episódio para saber o que aconteceu?