As telas do cinema retratam muitas histórias, mas nenhuma delas tocou tanto o coração dos portadores de fibrose cística quanto o longa A Cinco Passos de Você, lançado em 2019 e que retrata especialmente o universo da doença. A história de amor entre um casal, ambos com FC e que se apaixonam dentro de um hospital enquanto estão internados para tratar de infecções pulmonares, foi um sucesso mundo afora.

Talvez porque, pela primeira vez, um filme mostrou parte da realidade dos portadores de fibrose cística. E também porque toca em um ponto importante, o fato dos portadores da doença não poderem conviver uns com os outros tão intimamente. Imagine então se apaixonar? Foi o que aconteceu com Stella Grant (interpretada por Haley Lu Richardson), que aos 16 anos levava uma vida diferente da maioria dos adolescentes: dentro de um hospital.

Lá ela conheceu Will Newman (vivido por Cole Sprouse), um jovem que também é portador de fibrose cística, porém encarava tudo de uma maneira muito diferente de Stella. O que deveria afastá-los acabou unindo o casal. Eles aprenderam juntos a viver um dia de cada vez. Se você ainda não assistiu, vale a pena.   

 

Amizade e emoção em Foreverland

No longa Foreverland a fibrose cística é retratada de forma secundária, já que não é o mote do filme. O personagem Will Valley tem a doença e embarca em uma jornada épica para entregar as cinzas de seu grande amigo para um lendário santuário de cura no México, no deserto de Baja. O longa não é voltado especificamente para a FC, mas mostra o personagem em sua rotina de tratamento e cuidados, paralelamente a uma história emocionante.