É comprovado cientificamente: a música tem o poder de alterar o nosso cérebro. Ativa diferentes áreas, altera nossa percepção de tempo, melhora a comunicação e altera o nosso humor. A junção de ritmo e letra podem realizar verdadeiros milagres em nosso estado geral e carregam mensagens poderosas através das vibrações e poemas.

 

A mensagem da fibrose cística também se espalhou pela indústria fonográfica, tanto nacional quanto internacional. Em 2006, depois de seu filho Gabriel receber o diagnóstico de fibrose cística, Ama Campos compôs uma bela canção em homenagem ao seu filho e para dar forças à luta que viria durante sua vida. "Essa tal FC" conquistou várias pessoas com fibrose cística e, em 2015, ganhou um videoclipe e arranjos dos músicos Fernando Melo e Luiz Bueno. O clipe está disponível no YouTube.

Clique aqui para ouvir Essa tal FC: https://www.youtube.com/watch?v=Rx68u3WIwjE&feature=emb_title

 

 

Em 2016, o cantor sertanejo Danillo Vieira também prestou sua homenagem através da sua arte: escreveu e produziu um videoclipe para todas as pessoas com fibrose cística. A canção "Me deixa te amar" foi a primeira composição do cantor a receber um videoclipe e a história contada foi a vida de um casal onde a mulher tem fibrose cística. Verônica é uma personagem real e, junto ao seu esposo Vinicius, estrelaram o vídeo com depoimentos sobre a sua história de vida.

Assista o clipe da música Me deixa te amar:https://www.youtube.com/watch?v=_AS23p2WBR0

 

 

A banda OneRepublic também prestou o seu tributo à todas as pessoas com fibrose cística e em especial a um fã, Bryan Warnecke. A mensagem passada pela canção é poderosa, com um refrão que diz "Eu fiz de tudo. Eu aproveitei cada segundo que este mundo podia dar. Eu vi tantos lugares, as coisas que eu fiz. Sim, com todos os ossos quebrados. Eu juro que vivi". No clipe, Bryan também dá seu depoimento e mostra partes da sua rotina, como inalações, fisioterapia e atividade física.

Conheça a história de Bryan no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z0rxydSolwU

 

A mensagem final de todas essas músicas é a mesma: viva e se permita amar, sentir e celebrar a sua vida.