Manter o tratamento da Fibrose Cística em dia é um desafio para muitos pacientes​, devido a quantidade de coisas que precisam ser feitas todos os dias. ​ ​Mas​, essa rotina​ pode ​ficar um  pouco mais difícil quando ​os pacientes se distraem com as diversões nas férias!

​Então, listamos alguns pontos importantes que precisam ser lembrados ​pra poder aproveitar tudo de melhor nesse verão, principalmente no que diz respeito à alimentação e nutrição!

 

Planeje com antecedência

Preveja situações onde os alimentos essenciais podem não estar disponíveis e prepare antecipadamente alguns lanches e refeições que podem ser usufruídos no caminho da viagem, se necessário. Quando você está fora do seu ambiente rotineiro, pode ser tentador esquecer de se manter na linha, como comer o que é apropriado e também nos horários programados. Evite complicações e deslizes estando atento a isso tudo antes de começar a arrumar as suas malas​!

Monte um estoque de maneira inteligente

Uma das melhores formas de cuidar da saúde de sua família é fazer compras com o propósito certo antes da viagem. Compre alimentos que podem ser de fácil consumo, como barrinhas de cereais, frutas secas, queijos, biscoitos, entre outros. Mantenha os produtos perecíveis, como queijos e iogurtes em um ambiente resfriado, podendo utilizar para isso uma bolsa térmica.

Não esqueça das vitaminas

Outra forma de evitar possíveis dificuldades nutricionais durante sua programação de férias é incluir vitaminas A, B, C, D, E e K na dieta. Vitaminas em geral são sempre importantes para pessoas que vivem com Fibrose Cística, mas as vitaminas A e E, em especial, são extremamente necessárias durante uma viagem, já que essas podem ajudar a combater infecções e também aumentam a imunidade do organismo.

Planejar-se com antecedência e separar os alimentos antecipadamente para uma viagem pode parecer um tanto desagradável de início, mas um pouco de esforço pode te ajudar a garantir que você ficará saudável e que também irá curtir ao máximo o tempo livre com a sua família.

​Além disso, queremos que você só tenha lembranças boas quando sua viagem acabar, e não precise se preocupar com novas intercorrências de saúde!

Faça uma agenda

Se for preciso, coloque em um caderno tudo o que você precisa tomar ao longo do dia. Cole na geladeira, no painel do carro, ou programe alarmes no seu celular. Assim, você recebe um aviso na hora de tomar o remédio e pode voltar tranquilo para a piscina!

​Proteja-se!

Não esqueça de outras importantes dicas: Use protetor solar, não exponhas-se ao sol nos horários em que ele está mais forte, hidrate-se constantemente e, não menos importante, DIVIRTA-SE muito!

Link original: https://www.chef4cf.com/articles/article5.html, com tradução de Leandro Martins e ajustes por Verônica Stasiak Bednarczuk, psicóloga.

 

Crédito imagens: Google Imagens

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.